segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Hoje: Dia Mundial do Professor

Photobucket
[Julho de 2009, FF]

“Não sou, junto de vós, mais do que um camarada um bocadinho mais velho. Sei coisas que vocês não sabem, do mesmo modo que vocês sabem coisas que eu não sei ou já esqueci. Estou aqui para ensinar umas e aprender outras. Ensinar, não: falar delas. Aqui e no pátio e na rua e no vapor e no comboio e no jardim e onde quer que nos encontremos.”
Não acabei sem lhes fazer notar que “a aula é nossa”. Que a todos cabe o direito de falar, desde que fale um de cada vez e não corte a palavra ao que está com ela.»

Sebastião da Gama


Em Paris, na secção francesa da UNESCO haverá hoje uma sessão aberta dedicada à temática "Build the futur: investe in teachers now!

A Espanha está, neste momento, a dedicar especial atenção aos seus Professores, dignificando-os com publicidades de louvor junto da sociedade, e concedendo-lhes o reconhecimento como autoridade pública.

Em Portugal, o sítio web do Ministério da Educação não tem uma única referência ao "Dia Internacional do Professor."

2 comentários:

Manual Escolar 2.0 disse...

O Manual Escolar 2.0 é um projecto pioneiro a nível mundial, no qual os manuais escolares são construídos on-line, num espaço aberto à participação de todos os professores. Num artigo publicado no nosso site dedicado ao Dia Mundial do Professor, tomámos a liberdade de incluir um link a este artigo. Pode verificar aqui: http://www.manualescolar2.0.sebenta.pt/projectos/sebenta/posts/83
Aproveitamos a ocasião para convidá-lo a visitar o nosso site e a participar nas diversas discussões que lá permanentemente decorrem. Todos os comentários e sugestões são bem-vindos. Estamos à sua espera!

Mαğΐα disse...

Pois sim senhora.

Gostei de saber isso do manual escolar!

Mas gostei mais da foto! E gostei menos do ultimo parágrafo das tuas palavras.


Em Portugal não se dá a devida importância aos profes. Até parece que os gaijos que estão no governo nunca foram alunos, nem pais, nem, no caso de alguns, profes...


Sôra Profe, stora, ou estranhex... deixo uma vénia a vós...

:P