sábado, 30 de agosto de 2008

Barcelona Série V : La Pedrera [Exterior]



















[La Pedrera - Casa Milà, Barcelona, Agosto de 2008, FF]


A Casa Milà ou LA Pedrera é um edifício desenhado por Gaudí e construído por Roger Segimon de Milà entre os anos 1905 e 1907.
Esta obra é Património Mundial da Unesco (assim como tantas outras de Gaudí).
Para quem gosta de arquitectura, e de 'coisas' diferentes, este edifício é suberbo :)
pois não possui quaisquer linhas rectas, todo o edifício é suportado por vigas horizontais onduladas presas a suportes invisíveis.
Parece uma duna de areia, ondas de uma qualquer praia.
Este edifício é arrebatador.
O telhado é completamente surrealista, tem chaminés que fazem lembrar guerreiros,
e tem uma vista magnífica para o Bairro Eixample.
As varandas de ferro parecem algas.
É magnífico.
Digam o que disserem, para mim Gaudí foi e sempre será um dos maiores génios da arquitectura.
[Uma das vistas do terraço, Casa Milà - La Pedrera, Barcelona, Agosto de 2008, FF]
Reparem na Sagrada Família lá ao fundo...

2 comentários:

JoaoPedro disse...

Barcelona, uma cidade que ainda está por conhecer aqui para estes lados... Mas que não vou falhar! :P está na primeira página do meu livro pessoal do tipo "1001 places to visit before you die"...
Quanto ao teorema de Fermat... Já leste "O Último Teorema de Fermat", de Amir Aczel? É um livro publicado pela Gradiva há uns anos atrás... É interessante... =) tb há um capítulo engraçado no livro "O mistério do Bilhete de Identidade e outras histórias", de Jorge Buescu. Nunca me aventurei a tentar compreender a demonstração do UTF já que, segundo um professor que tive no meu 1º ano em Matemática, "a demonstração do teorema envolve um entendimento complexo de vários ramos da matemática. Eu próprio não consigo perceber a demonstração..." - foi um pouco desanimador para um estudante de Matemática no 1º ano que sonhava um dia conseguir entender a demonstração do UTF... :p Se quiseres, posso enviar-te por mail a crónica do livro do Buescu... Manda-me um mail se quiseres: joao.p.nunes@netcabo.pt
Em relação à música do meu post, descobri a história correcta da música... Hei-de deixar lá um comment a explicar tudo... ;)
Beijos*

Estranha pessoa esta disse...

Joaopedro,

Já tive oportunidade de ver a demonstração, è óbvio que não entendi o caminho, mas existem certos passos que são completamente orgástico :P

Em relação ao Buescu, já li alguns livros dele, gostei muito. :) Nomeadamente um, cujo título e qualquer coisa do euro que agora não me lembro.
Do mesmo género, temos também o Carlos Fiolhais, com 'Curiosidade apaixonada', muito bom «, especialemte o capítulo 'caos na matemática'.

Obrigado pela tua visita, sempre bom ter um matemático a sentir os meus clicares ;)

Beijos