segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Eleições


Já era de noite em  São João dos Angolares, na costa leste da ilha de São Tomé, distrito de Caué.

Noite cerrada, quase sem lusco-fusco. Eu vinha do lado da capital, Cristopher do interior, da mata, esteve todo o dia a fotografar insectos, e nem se apercebeu que naquele domingo tinha sido as eleições. Mas sobre Cristopher, filósofo Holandês, partilho noutra altura.

As eleições em África é qualquer coisa de não descritível. É ir lá. E ver. Os cidadãos são premiados com dinheiro ou até motos, pelo voto. E quando vão votar levam um carimbo na mão, para que os apoiantes dos partidos saibam que aquela pessoa já votou e assim fazerem o que têm a fazer das piores maneiras.

É impressionante o quanto o iletrismo, é um factor importante para estes políticos, já dizia não sei quem, que o pior inimigo de um político é a sabedoria do povo. Fora da capital reina o iletrismo e todas as más consequências deste.

À medida que fui descendo aquela canada cor da terra que só África sabe ter… várias crianças vieram ao meu encontro, só queriam um abraço, um colo. É. Só queriam um colo. Passei o centro da vila com onze crianças. Uma em cada dedo da minha mão, e ainda uma outra agarrada à minha cintura. É provavelmente uma das melhores imagens e sentimentos que tenho das minhas viagens, e também, das minhas memórias. Porque são daqueles sentimentos que não se descrevem. Não há adjectivos. Léxico que chegue. Sente-se. E pronto. E basta.

Quando paramos na praça, um homem dos seus trinta anos, encostou uma arma à minha cintura e diz: “Só passas desta praça com vida, porque estás com as nossas crianças. Uma branca, sozinha aqui em dia de eleições. Ou não sabes o que se passa, ou estás a armar-te em valente.”

Eu sabia exactamente o que se passava. Mas arrisquei. Confesso, quando senti o cano da arma na cintura, tremi. Suei. Mas sorri e só disse. Estou na paz, só vim dar uns quantos abraços às crianças. Ele retirou a arma da minha cintura, colocou-a em cima do ombro e disse, tens uma hora para sair daqui. E eu tive mais um dia. Quem me deu almoço no dia seguinte? A família desse homem. A vida tem coisas fantásticas. Não tem?

[ No clicar, algumas das onze crianças]

[Mãe, se leste este post, desculpa qualquer coisa, mas eu gosto é de viver assim]

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


"A sociedade frequentemente perdoa o criminoso, ela nunca perdoa o sonhador."
 

Oscar Wilde

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


"Se puderes, ajuda os outros; se não o puderes fazer, ao menos não lhes faças mal." Dalai Lama

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Entardecer | Hoje


Júlio este clicar é para si :)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

terça-feira, 29 de janeiro de 2013


Esperamos demasiado para fazer o que sentimos.
Esperamos pelas oito horas quando o sol já está no horizonte… e esquecemo-nos que ás três o sol está mesmo ali, nos nossos noventa graus.

Um céu sem cor?
Coloquem vocês a cor que quiserem…
..
Entardece em Amesterdão :)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

"E é só depois, quando já tens o que não celebraste não ter, que fazes tudo para voltares a não ter o que não tiveste tanto tempo sem ligar a ponta de um chavelho. E é só depois, quando já tens o que não celebraste não ter, que percebes, talvez tarde demais, que deverias ter festejado o que não tinhas. Valorizar é a única forma de te valorizares. Valorizar o que te acontece e o que não te acontece é a única forma de te valorizares enquanto a vida que acontece. Porque o que não te acontece também é algo que te acontece. Não entendeste? Acontece." Pedro Chagas


sexta-feira, 28 de dezembro de 2012



Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague o seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!

Fernando Pessoa 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


"Até prova em contrário, todas as coisas são possíveis - e mesmo o impossível talvez o seja apenas nesse momento." Pearl Buck

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cri|ar


"Arriscar tem a ver com confiança. Uma pessoa sem confiança vai tentar repetir, fazer igual aos outros, não cometer erros, que é uma ideia muito valorizada. Mas o erro está ligado à descoberta. É fundamental não ter medo nenhum do erro. O que é o erro? Eu tinha previsto ir numa determinada direcção e não fui, errei. O erro é encontrar alguma coisa, algo que se cruza com o novo, o criativo."

Gonçalo M. Tavares, in "Entrevista a MilFolhas (Público), em 8 Janeiro 2005"


sexta-feira, 30 de novembro de 2012


''Podes fechar os olhos para o que não queres ver,
mas não pode fechar o coração para o que não queres sentir.''

Demi Lovato

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

in|contar

 
 
 [Porto]
 
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado."

Albert Einstein

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

 
 [Ilha do Príncipe]

"E tu, sozinho e pensativo na tua dor,
procurarás a tua mãe,
e nestes braços esconderás o teu rosto;
no seio que nunca muda terás repouso."

Giuseppe Giusti

terça-feira, 27 de novembro de 2012

sábado, 24 de novembro de 2012

'Dê a quem você ama: asas para voar,
raízes para voltar e motivos para ficar.''
Dalai Lama


[Gare do Oriente | Lisboa ]

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ideia|s


[LX Factory | Lisboa]

"É muito importante que o homem tenha ideais. Sem eles, não se vai a parte alguma.
 No entanto, é irrelevante alcançá-los ou não.
É apenas necessário mantê-los vivos e procurar atingi-los."

Dalai Lama

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Abandono


[Caxias]

"Mas é exactamente isso que é supreendente em ti tu gostas de dar prazer. Gostas de fazer do teu corpo um objecto agradável, gostas de dar prazer com o teu próprio corpo: é precisamente isso o que os ocidentais já não conseguem fazer. Perderam completamente o sentimento da dádiva. Mesmo esforçando-se, não conseguem assumir o sexo como uma coisa natural. Além de terem vergonha do seu corpo, muito diferente do corpo das estrelas pornográficas, também não sentem uma verdadeira atracção pelo corpo dos outros. Ora, é impossível fazer amor sem um certo abandono, sem a aceitação, pelo menos temporária, de um certo estado de fraqueza e de dependência. Tanto a exaltação sentimental como a obsessão sexual têm a mesma origem, resultam ambas do esquecimento parcial do eu; é algo que não pode acontecer sem que a pessoa perca alguma coisa de si mesma. E nós tornámo-nos frios, racionais, extremamente conscientes dos nossos direitos e da nossa existência individual; primeiro que tudo, queremos evitar a alienação e a dependência; além disso, vivemos obcecados com a saúde e com a higiene: e não são essas as condições ideais para fazer amor."
Michel Houellebecq, in 'Plataforma'

terça-feira, 20 de novembro de 2012

domingo, 18 de novembro de 2012

Realmente Importante

 
[Praia do Guincho]
 
"Lembrar-me que inevitavelmente terei que morrer é a mais importante ferramenta que eu alguma vez encontrei para me ajudar a fazer as grandes escolhas na vida. Porque praticamente tudo - todas as nossas expectativas externas, todo o nosso orgulho, todo o nosso medo do embaraço ou fracasso - todas estas coisas simplesmente caem em face da morte, deixando apenas aquilo que é realmente importante. Lembrares-te que mais cedo ou mais tarde vais morrer é a melhor forma que eu conheço de evitar a armadilha de que temos alguma coisa a perder. Nós já estamos nús. Não existe nenhuma razão para não seguirmos o nosso coração." Steve Jobs

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Lobachevskii


 
Imagina a Geometria de Euclides.
Aquela cuja duas linhas paralelas jamais se intersectam.
Agora imagina a Geometria de Lobachevskii.
Aquela cuja duas linhas paralelas se encontram no infinito.
Ora, pois.
É assim o esmaecimento do meu raciocínio.
Paralelo na razão.
E.
Intersecto no desejo.
Percebeste?
Ainda bem que não.
É que a ‘desinquietude’ não se entende.
Saboreia-se.

domingo, 21 de outubro de 2012

Gil Vicente

 
 
Às vezes existem viúvas-alegres, desmazeladas de ancas caídas e sobrolhos insípidos.
Às vezes há casais enfadonhos, risos contidos de mãos soltas.
Às vezes de pijamas caídos, mamilos esquecidos.
Destinos escolhidos.
Pior ainda. Do medo de e...
starem sozinhos.
Às vezes.
Tantas vezes é assim.
Fazem-se funerais sem corpos. Buracos sem terra. Jazigos sem portas.
E ainda o padre está no baptizado, e já se ouvem choros de velórios.
Vão-se embora com medo das lágrimas, dos soluços, do risco da retina.
Vão-se embora ainda com borbulhas por nascer. Barba por crescer. Patilhas por cortar.
Existem homens assim.
Que nascem do ventre da mãe, e que nunca chegam a ganhar os tomates do pai.
Às vezes existem mulheres católicas. Que se ajoelham por gente. Que nunca chegam a seres humanos.
É o que não falta para aí… tantos funerais assim.
De falsos artesões da vida.
De cadeiras duras. Bancos de madeira. Placitudes de vento.
Fecha-se a porta da igreja. Correntes de ar da vida.
Porque de mortes fundamentalistas está a Barca de Gil Vicente cheia.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012


"O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte." Gandhi

terça-feira, 16 de outubro de 2012

in|cansaço

"Porque é que é sempre nos momentos em que estamos mais cansados ou mais felizes que sentimos mais a falta das pessoas de quem amamos? O cansaço faz-nos precisar delas. Quando estamos assim, mais ninguém consegue tomar conta de nós. O cansaço é uma coisa que só o amor compreende." Miguel Esteves Cardoso

segunda-feira, 24 de setembro de 2012


"O abraço resolveria todos os problemas do mundo. E no entanto não deixaria de não resolver problema algum. E é sempre assim, no mundo, na vida, no sonho, na dor. É sempre assim e nunca deixará de ser assim: é aquilo que nada resolve que tem de resolver tudo o que há para resolver. Não tem nada que saber apesar de ninguém o saber: é aquilo que não serve para nada que serve para tudo."

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Vela|s


"A maneira de apreciarmos uma coisa
é dizermos a nós próprios que a podemos perder."

Gilbert Chesterton


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

segunda-feira, 17 de setembro de 2012


"Eu aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo."
 
Nelson Mandela

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Arre|ganhados

Há quem seja viajante. E há quem seja turista. Um viajante vive. Um turista existe. A vida é o presente. O agora. Um turista passa pela vida como quem passa por hotéis de cinco estrelas. Um viajante quer a vida descalça. Sentir a terra molhada. Os cheiros. O carisma de um céu estrelado. Há quem seja viajante. E há quem seja turista. Um viajante usa os dois pulmões. O turista deixa-os em casa, com medo da constipação. A vida quer-se constipada, a fungar do nariz. É sinal de atrevimento. De risco. De noites ao relento. Num qualquer banco de jardim desse mundo fora. Há quem seja viajante. Há quem seja turista. Há quem não viva com medo de sentir. E há quem sinta tudo. Tem noção do medo. E mesmo assim continua a sentir. Arreganhados. Até ao tutano. É. Quero que os turistas da vida se f*dam.

Photobucket

terça-feira, 17 de abril de 2012

Capacidade

"O homem nunca sabe do que é capaz, até que o tenta."

Charles Dickens


Photobucket

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Puto da Turquia

No outro dia. Lembrei-me deste miúdo. Desta retina. Foi algures no interior da Turquia. Fica a partilha.


Photobucket

terça-feira, 20 de março de 2012

Dois anos e picos

Hoje. Ruas das Portas de Santo Antão. Lisboa. Ali entre o D. Maria e o Politeama. No 'lusco-fusco', neste dia que se diz primo da Vera. Uma criança dos seus dois e picos anos. Numa daquelas bancas de rua... mercearia de azulejos. Cheirou todas as frutas que estavam na banca. E colocava-se em bicos de pés sobre as caixas coloridas. Durante mais de dez minutos correu todas as frutas. Inspirava fundo a cada fruta. Depois sorria. E abria os braços. Metaforicamente sentido. Foi bonito. Porque a vida tem que ser assim. Respirar tudo o que nos faz sentir realmente bem. Seja qual for a fruta, o feitio. A cor da terra. O sabor da pele. E abrir os braços. E sorrir. Sorrir muito e bem, como uma criança de dois anos e picos. Em cima de uma caixa de frutas. Neste entardecer que se diz de azulejos. Azuis. :)


Photobucket

segunda-feira, 19 de março de 2012

quarta-feira, 14 de março de 2012

Pleni[tude]

"Mais vale ouvir uma corda que se parte,
que não ter nunca esticado um arco."

Carl Heidenstam

Photobucket

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

domingo, 12 de fevereiro de 2012

"Prefiro cair do céu a cair de um prédio de dois andares." Machado Assis

Photobucket

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"O carácter, quer dizer,
a paixão de sermos nós próprios,
por qualquer preço."


André Suarés

Photobucket

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Espanto[te]

"Mergulha, sem limites, no espanto e na estupefacção; deste modo podes ser sem limites, assim podes ser infinitamente." Eugène Ionesco

Photobucket

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Diferença

"É aquilo que fazemos do que temos, e não o que nos foi dado, que distingue uma pessoa de outra." Nelson Mandela

Photobucket

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

As emoções às vezes... são assim.

Photobucket

Narrar

"Que outra coisa fazemos quando pensamos no nosso próprio passado e nos comprazemos em reconhecer os sinais do presente ou do futuro? Esta construção dá, em substância, um significado ao tempo. E o narrar é, em suma, apenas um meio de o transformar em mito, de lhe fugir."

Cesare Pavese, in 'O Ofício de Viver'


Photobucket

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Véu

"Nunca permitam que ninguém no mundo vos diga que vocês não podem ser exactamente aquilo que vocês são." Lady Gaga

Photobucket

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

"Não se pode criar experiência.
É preciso passar por ela."

Albert Camus

Photobucket

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Segue o teu coração

"Lembrar-me que inevitavelmente terei que morrer é a mais importante ferramenta que eu alguma vez encontrei para me ajudar a fazer as grandes escolhas na vida. Porque praticamente tudo - todas as nossas expectativas externas, todo o nosso orgulho, todo o nosso medo do embaraço ou fracasso - todas estas coisas simplesmente caem em face da morte, deixando apenas aquilo que é realmente importante. Lembrares-te que mais cedo ou mais tarde vais morrer é a melhor forma que eu conheço de evitar a armadilha de que temos alguma coisa a perder. Nós já estamos nús. Não existe nenhuma razão para não seguirmos o nosso coração."

Steve Jobs


Photobucket

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Degrau

"O degrau da escada não foi inventado para repousar,
mas apenas para sustentar o pé o tempo necessário
para que o homem coloque o outro pé um pouco mais alto."

Aldous Huxley

Photobucket