domingo, 16 de junho de 2013

sábado, 15 de junho de 2013

sexta-feira, 14 de junho de 2013

quarta-feira, 12 de junho de 2013

sábado, 8 de junho de 2013

quinta-feira, 6 de junho de 2013

sábado, 1 de junho de 2013

Para a Su


Porque tenho o maior dos orgulhos de fazeres parte do meu metro quadrado, mesmo que longe fisicamente... viva no meu miocárdio. Pela tua coragem, por não teres medo da incerteza. Daquela incerteza que só os insanos sabem sentir. Aquela. Tu sabes. Daqui de mim... este olhar, sob o céu da Capadócia. Onde um voo de balão sabe a liberdade. Aquela. Abraço forte. Dos nossos. Daqui para essas terras de sua magestade. A senhora liberdade

sexta-feira, 31 de maio de 2013


"Nunca se pode concordar em rastejar, quando se sente ímpeto de voar" 

 Helen Adams Kelle

quinta-feira, 30 de maio de 2013

quarta-feira, 29 de maio de 2013

segunda-feira, 27 de maio de 2013


"O tempo tem uma forma maravilhosa de nos mostrar, o que realmente importa."

sábado, 25 de maio de 2013


"Quando se ama, amar é a única certeza"
Pedro Freitas

terça-feira, 21 de maio de 2013

segunda-feira, 20 de maio de 2013


"Vê-se melhor quando não se vai para ver nada,
quando os olhos procuram tudo o que possam achar.
E encontram tudo."

Miguel Esteves Cardoso

sexta-feira, 17 de maio de 2013


"O amor é um espectáculo deprimente para quem não sabe o que é o amor.
 Se o amor te deprime: então estás morto."

Pedro Chagas Freitas

quinta-feira, 16 de maio de 2013


“Assuntos inacabados são impedimentos entre os vivos e entre os mortos. Essa é outra forma de compreendermos o karma – são rastros que deixamos. Para que você possa desembocar no oceano, esses rastros precisam ser apagados. Para sustentar a presença é preciso estar liberado do passado. E você somente se liberta do passado se harmonizando com ele.”

Sri Prem Baba

terça-feira, 14 de maio de 2013



"Não deixes que o ruído das opiniões dos outros saia da tua própria voz interior. E, mais importante ainda, tem a coragem de seguir o teu coração e a tua intuição. Estes já sabem, de alguma froma, aquilo em que tu verdadeiramente te vais tornar. Tudo o resto é secundário."

Steve Jobs

sábado, 11 de maio de 2013

terça-feira, 7 de maio de 2013


"Se obedeces a todas as regras,
 acabas por perder a diversão.''

Bob Marley

sexta-feira, 3 de maio de 2013


"Só foste para eu perceber que os outros amores são amores pequenos, amores pequenos demais para poderem, nem que ao de leve, beliscar o que nos une. Só foste para que a vida pudesse, sem que tu pudesses impedi-lo, o...ferecer-me a certeza de que tenho as decisões na minha mão. As decisões existem para ser tomadas. Por mim. Agora é por mim. Agora, que te foste, sou eu que defino o que fazer com aquilo que a vida definiu fazer-me.
Não interessa o que a vida nos faz quando sabemos exactamente aquilo que queremos fazer com ela."

terça-feira, 30 de abril de 2013

 
 
"Falta-nos muitas vezes a distância dos acontecimentos que estamos a viver para perceber a sua dimensão" Teresa Sousa

quarta-feira, 24 de abril de 2013


"São os olhos que dizem o que o coração sente."

"Amar-se a si mesmo é o começo de uma aventura que dura a vida inteira." Oscar Wild
 


 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

 
"Nada surpreende quando tudo surpreende: é o estado das crianças."

quinta-feira, 18 de abril de 2013



"O instante mágico é o momento em que um 'sim' ou um 'não'
pode mudar toda a nossa existência."

Paulo Coelho

terça-feira, 16 de abril de 2013

 
 
 
 
"A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos.

A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.

A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos...

TUDO BEM!

O que a gente não... pode mesmo, nunca, de jeito nenhum...
é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos.

Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos."

Chico Xavier

domingo, 14 de abril de 2013

Des|tino



"O amor é que fica quando o coração está cansado."

sexta-feira, 12 de abril de 2013

O amor é fodido

 



“O amor é fodido. Hei-de acreditar sempre nisto. Onde quer que haja amor, ele acabará, mais tarde ou mais cedo, por ser fodido. (…)
Por que é que fodemos o amor? Porque não resistimos. É do mal que nos faz. Parece estar mesmo a pedir. De resto, ninguém suporta viver um amor que esteja pelo menos parcialmente fodido. Tem de haver escombros. Tem de haver esperança. Tem de haver progresso para pior e desejo de regresso a um tempo feliz. Um amor só um bocado fodido pode ser a coisa mais bonita deste mundo.”
 
   Miguel Esteves Cardoso

domingo, 31 de março de 2013

sábado, 30 de março de 2013


"Não se nasce mulher: torna-se."

sexta-feira, 29 de março de 2013

quinta-feira, 28 de março de 2013


"Os amantes de hoje preferem a droga mais leve, o tabaco mais light ou o café descafeinado. Já ninguém quer ficar pedrado de amor ou sofrer de uma overdose de paixão. As emoções fortes são fracas e as próprias fraquezas revelam-se mais fortes. Os amantes, esses, são igualmente namorados da monotonia e amigos íntimos da disciplina. O que está fora de controlo causa-lhes confusão, e afecta-lhes uma certa zona do cérebro, mas quase nunca lhes toca o coração. O amor devia ser sonhado e devia fazê-los voar; em vez disso é planeado, e quanto muito, fá-los pensar. Sobre o amor não se tem controlo."  Rogério Gouveia Fernandes

terça-feira, 26 de março de 2013


"Não existe esquecer, mas uma forma diferente de compreensão das coisas e dos acontecimentos. "
Marli Machado

segunda-feira, 25 de março de 2013


'' A distância ensina , que o amor é totalmente sem fronteiras. Não existe limites para o amor, chega um momento que a alma precisa suportar a saudade, e somente através do amor isso acontece. Onde há amor não existe nenhum tipo de sofrimento sentimental, tudo o que está distante passa estar dentro. Há encontros , e beijos que talvez não voltam mais , acontecer na terra. Todo amor é pela metade, a outra metade viveremos no Céu, o amor está escrito para sempre. Você precisará atravessar o lago da Solidão, muitas vezes o silêncio deve ser a sua resposta, o tempo é muito generoso, mantenha a paciência, não deseje nada além de amar, não se espelhe nos outros, não se importe com aqueles que estão com pressa. Continue seguindo a sua intuição e não tenha medo dela, apenas a escute.'' Rhenan Carvalho

domingo, 24 de março de 2013



Abre os olhos. Agora mesmo. Abre-os. E percebe que falhaste. Falhaste quando desististe de ousar falhar. Falhaste quando vendeste aos teus filhos, aos teus primos, aos teus pais, aos teus tios, aos teus irmãos e a toda a gente que te rodeia a ideia de que não deveriam ousar falhar, de que não deveriam olhar para a frente e andar sem saber o que está à frente. Falhaste. Falhaste quando preferiste ficar nesse emprego de bosta – das 9 às 18h – mesmo sabendo que nesse emprego de bosta só podes ter uma vida de bosta. Falhaste quando pudeste, um dia, gritar numa reunião, flatular-te num elevador, arrotar num jantar de negócios – e não o fizeste. Falhaste quando voltaste para trás no exacto momento em que estavas à frente de uma alienação, à entrada de uma insânia. Falhaste. Falhaste quando abdicaste de namorar com a tua mulher só porque ela é tua mulher, quando não a levaste para aquele motel à beira da estrada só porque temeste ser vulgar. Falhaste. Quando se recua no momento de fazer o que tanto pode ser riso sem igual como lágrima fatal falha-se. E tu falhaste. E continuas a falhar. Continuas nesse emprego de bosta, nessa vida de bosta, nessa vida de casa-trabalho, trabalho-casa - com uma telenovela e um jogo de futebol pelo meio. Falhaste quando preferiste ficar a meio, ser quase-feliz, ser quase-gente, ser quase-ilusão. Quase que falhaste quando falhaste – e falhaste mesmo. E até nisso, na forma como falhaste, foste poucochinho. Falhaste em pequeno, falhaste em curto, falhaste por medo de falhar. Seu falhado pequenito.

Pedro Chagas Freitas

quinta-feira, 14 de março de 2013

suspiro


"É tempo. É tempo de ainda ires a tempo. (...) Porque o tempo, se não sabes deverias saber, apenas se mede em suspiros. Há quanto tempo deste o teu último?"

Pedro Freitas

segunda-feira, 11 de março de 2013

domingo, 24 de fevereiro de 2013

im|possível









Estava cansada. Naquele dia não tinha conseguido boleia, estava no interior da ilha e queria chegar antes de anoitecer à capital. Depois de uma longa caminhada, cheguei à cidade pelo entardecer. Deambulava pela marginal, sentia aquele por de sol…. Aquele que só África sabe ter.
Zezito estava sentado sobre uma embarcação. De pernas cruzadas, olhar no horizonte. À sua direita a irmã. Na areia dois amigos, faziam malabarismos e sobre o areal. Pinos e mais pinos. Sentei-me perto... do Zezito. Perguntou-me o que eu fazia ali sozinha. Disse-lhe que tentava respirar. Sorrir. Viver.
Zezito tem dez anos, mas um discurso coerente, pausado. A mãe, Esmeralda, vende tecidos no largo do mercado. Se viermos de norte, fica do lado esquerdo, no muro perpendicular ao mercado.
Pergunto-lhe do país, do seu país… o que ele gostaria de mudar. Zezito responde, a escola. Uma escola para todos e não apenas para os que são amigos dos políticos. Foram as suas palavras. Assim. A seco.
Depois da escola e em muitos dias, na hora da escola. Zezito pega num carrinho de fazer pipocas e vai vender para o tal largo do mercado.
Sempre que falava comigo, não descuidava dos movimentos da irmã. Chamando quando a menina ia para a beira da estrada, ou se tentava ir para o mar. Diz-me que é assim, que ele tem que cuidar da irmã, porque a mãe é meio… descuidada e que às vezes esquecia-se um bocadinho deles.
Zezito pergunta-me o que tenho dentro da mochila, digo-lhe que tenho alguma roupa, uma ardósia e uma máquina de tirar fotografias.
Gostava de escrever uma mensagem para Portugal na tua ardósia, deixas-me? E eu deixei.
“Pai eu quero que você venha a S.T. por favor eu quero te conhecer e você quando me conhecer vai ficar feliz. Tu és bem vindo a S.T.” Zezito Frota
Aquando a gravidez de Esmeralda, o pai de Zézito rumou a Portugal. Quando conheci o Zézito estas foram as suas palavras: "Filipa quando fores a Portugal, olhas para todos os homens e o que tiver a minha cara é o meu pai, e o que tiver a minha cara é o meu pai, e mostras esta fotografia." E num sorriso ainda diz "Quando ele me conhecer vai ser feliz".
Pelo bonito ser humano que Zezito é, merecia mais que um grande abraço meu. Convidei-o para almoçar no outro dia. Zezito aceitou mas com uma condição, que o almoço tinha que ser também para a irmã.
Digo-lhe que tenho pouco dinheiro, expliquei-lhe que não consigo levantar dinheiro no país, que só existe uma caixa multibanco no hotel grande da cidade, e que estes não me deixaram entrar.
Zézito diz que não quer que eu gaste dinheiro com eles. Explico-lhe que faço todo o gosto em levar-lhe a um restaurante, a ele e à sua mana. Zezito sugeriu que pedíssemos apenas um prato e que dividíssemos a comida por nós três.
No outro dia, a meio da manhã encontrei o Zezito no mesmo sítio, na mesma embarcação. Tornou-me a lembrar para não me esquecer da fotografia, e do pai. E que gostava que o pai fosse feliz.
Zezito, és tão grande meu amigo. Tão grande, e às vezes nós somos tão pequeninos. Como pequeninos foram as pessoas que estavam no restaurante. Não queriam o Zezito e a mana no restaurante. Porque estavam sujos, e porque não sabiam comer com talheres. Respondi-lhes qual era a diferença entre mim e as crianças. Visto eu nesse dia, ter dormido na rua, não ter tomado banho, e que se me apetecesse comer com as mãos, comia. Lá cederam. O Zezito não queria entrar, quase a chorar disse-me que não queria que eu ralhasse com as pessoas por causa deles.
Expliquei-lhe que às vezes uma pessoa tem que ralhar com as outras, para as outras relembrarem que somos todos iguais. Todos com o sangue vermelho e um coração.
Foi mais difícil de convencer Zezito a entrar no restaurante do que convencer as pessoas que o Zezito e a irmã tinham todo o direito de estar ali.
Zezito nunca tinha ido a um restaurante.
Sentou-se. Levantou-se de seguida, pegou a irmã pela mão, e dirigiu-se à casa de banho. Esteve largos minutos a lavar a cara e as mãos. Dele e da irmã.
Pedimos carne grelhada. Arroz e batatas fritas. Dividi por nós os três. Disse-lhes que podiam comer à mão, ou se quisessem eu ensinava-os a comer de talheres. Mas o frango meus amigos, sabe mesmo bem é mão. Seja na Europa, em África, em casa ou num restaurante.
Antes de comer, Zezito pegou nas nossas mãos e pediu-me se podia fazer uma oração. Acenei que sim: “Deus obrigada por esta comida, e pela Filipa.” E eu, confesso que chorei. Com o coração todo.
Obrigada eu, Zezito. Por existires. Por seres quem és. Por teres esse coração do tamanho deste e do outro mundo.
Partilhem a fotografia do Zezito. Façam-na correr este mundo e o outro.
O sonho desta criança é conhecer o pai que nunca viu.
E num sorriso ainda diz: "Quando ele me conhecer vai ser feliz".
O impossível às vezes acontece.
E quando acontece, é tão bonito.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Coração


‎"Tem a coragem de seguir o teu coração e a tua intuição. Eles já sabem o que tu realmente desejas. Todo resto é secundário."

Steve jobs

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013