sexta-feira, 28 de dezembro de 2012



Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague o seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!

Fernando Pessoa 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


"Até prova em contrário, todas as coisas são possíveis - e mesmo o impossível talvez o seja apenas nesse momento." Pearl Buck

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cri|ar


"Arriscar tem a ver com confiança. Uma pessoa sem confiança vai tentar repetir, fazer igual aos outros, não cometer erros, que é uma ideia muito valorizada. Mas o erro está ligado à descoberta. É fundamental não ter medo nenhum do erro. O que é o erro? Eu tinha previsto ir numa determinada direcção e não fui, errei. O erro é encontrar alguma coisa, algo que se cruza com o novo, o criativo."

Gonçalo M. Tavares, in "Entrevista a MilFolhas (Público), em 8 Janeiro 2005"


sexta-feira, 30 de novembro de 2012


''Podes fechar os olhos para o que não queres ver,
mas não pode fechar o coração para o que não queres sentir.''

Demi Lovato

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

in|contar

 
 
 [Porto]
 
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado."

Albert Einstein

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

 
 [Ilha do Príncipe]

"E tu, sozinho e pensativo na tua dor,
procurarás a tua mãe,
e nestes braços esconderás o teu rosto;
no seio que nunca muda terás repouso."

Giuseppe Giusti

terça-feira, 27 de novembro de 2012

sábado, 24 de novembro de 2012

'Dê a quem você ama: asas para voar,
raízes para voltar e motivos para ficar.''
Dalai Lama


[Gare do Oriente | Lisboa ]

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ideia|s


[LX Factory | Lisboa]

"É muito importante que o homem tenha ideais. Sem eles, não se vai a parte alguma.
 No entanto, é irrelevante alcançá-los ou não.
É apenas necessário mantê-los vivos e procurar atingi-los."

Dalai Lama

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Abandono


[Caxias]

"Mas é exactamente isso que é supreendente em ti tu gostas de dar prazer. Gostas de fazer do teu corpo um objecto agradável, gostas de dar prazer com o teu próprio corpo: é precisamente isso o que os ocidentais já não conseguem fazer. Perderam completamente o sentimento da dádiva. Mesmo esforçando-se, não conseguem assumir o sexo como uma coisa natural. Além de terem vergonha do seu corpo, muito diferente do corpo das estrelas pornográficas, também não sentem uma verdadeira atracção pelo corpo dos outros. Ora, é impossível fazer amor sem um certo abandono, sem a aceitação, pelo menos temporária, de um certo estado de fraqueza e de dependência. Tanto a exaltação sentimental como a obsessão sexual têm a mesma origem, resultam ambas do esquecimento parcial do eu; é algo que não pode acontecer sem que a pessoa perca alguma coisa de si mesma. E nós tornámo-nos frios, racionais, extremamente conscientes dos nossos direitos e da nossa existência individual; primeiro que tudo, queremos evitar a alienação e a dependência; além disso, vivemos obcecados com a saúde e com a higiene: e não são essas as condições ideais para fazer amor."
Michel Houellebecq, in 'Plataforma'

terça-feira, 20 de novembro de 2012

domingo, 18 de novembro de 2012

Realmente Importante

 
[Praia do Guincho]
 
"Lembrar-me que inevitavelmente terei que morrer é a mais importante ferramenta que eu alguma vez encontrei para me ajudar a fazer as grandes escolhas na vida. Porque praticamente tudo - todas as nossas expectativas externas, todo o nosso orgulho, todo o nosso medo do embaraço ou fracasso - todas estas coisas simplesmente caem em face da morte, deixando apenas aquilo que é realmente importante. Lembrares-te que mais cedo ou mais tarde vais morrer é a melhor forma que eu conheço de evitar a armadilha de que temos alguma coisa a perder. Nós já estamos nús. Não existe nenhuma razão para não seguirmos o nosso coração." Steve Jobs

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Lobachevskii


 
Imagina a Geometria de Euclides.
Aquela cuja duas linhas paralelas jamais se intersectam.
Agora imagina a Geometria de Lobachevskii.
Aquela cuja duas linhas paralelas se encontram no infinito.
Ora, pois.
É assim o esmaecimento do meu raciocínio.
Paralelo na razão.
E.
Intersecto no desejo.
Percebeste?
Ainda bem que não.
É que a ‘desinquietude’ não se entende.
Saboreia-se.

domingo, 21 de outubro de 2012

Gil Vicente

 
 
Às vezes existem viúvas-alegres, desmazeladas de ancas caídas e sobrolhos insípidos.
Às vezes há casais enfadonhos, risos contidos de mãos soltas.
Às vezes de pijamas caídos, mamilos esquecidos.
Destinos escolhidos.
Pior ainda. Do medo de e...
starem sozinhos.
Às vezes.
Tantas vezes é assim.
Fazem-se funerais sem corpos. Buracos sem terra. Jazigos sem portas.
E ainda o padre está no baptizado, e já se ouvem choros de velórios.
Vão-se embora com medo das lágrimas, dos soluços, do risco da retina.
Vão-se embora ainda com borbulhas por nascer. Barba por crescer. Patilhas por cortar.
Existem homens assim.
Que nascem do ventre da mãe, e que nunca chegam a ganhar os tomates do pai.
Às vezes existem mulheres católicas. Que se ajoelham por gente. Que nunca chegam a seres humanos.
É o que não falta para aí… tantos funerais assim.
De falsos artesões da vida.
De cadeiras duras. Bancos de madeira. Placitudes de vento.
Fecha-se a porta da igreja. Correntes de ar da vida.
Porque de mortes fundamentalistas está a Barca de Gil Vicente cheia.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012


"O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte." Gandhi

terça-feira, 16 de outubro de 2012

in|cansaço

"Porque é que é sempre nos momentos em que estamos mais cansados ou mais felizes que sentimos mais a falta das pessoas de quem amamos? O cansaço faz-nos precisar delas. Quando estamos assim, mais ninguém consegue tomar conta de nós. O cansaço é uma coisa que só o amor compreende." Miguel Esteves Cardoso

segunda-feira, 24 de setembro de 2012


"O abraço resolveria todos os problemas do mundo. E no entanto não deixaria de não resolver problema algum. E é sempre assim, no mundo, na vida, no sonho, na dor. É sempre assim e nunca deixará de ser assim: é aquilo que nada resolve que tem de resolver tudo o que há para resolver. Não tem nada que saber apesar de ninguém o saber: é aquilo que não serve para nada que serve para tudo."

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Vela|s


"A maneira de apreciarmos uma coisa
é dizermos a nós próprios que a podemos perder."

Gilbert Chesterton


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

segunda-feira, 17 de setembro de 2012


"Eu aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo."
 
Nelson Mandela

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Arre|ganhados

Há quem seja viajante. E há quem seja turista. Um viajante vive. Um turista existe. A vida é o presente. O agora. Um turista passa pela vida como quem passa por hotéis de cinco estrelas. Um viajante quer a vida descalça. Sentir a terra molhada. Os cheiros. O carisma de um céu estrelado. Há quem seja viajante. E há quem seja turista. Um viajante usa os dois pulmões. O turista deixa-os em casa, com medo da constipação. A vida quer-se constipada, a fungar do nariz. É sinal de atrevimento. De risco. De noites ao relento. Num qualquer banco de jardim desse mundo fora. Há quem seja viajante. Há quem seja turista. Há quem não viva com medo de sentir. E há quem sinta tudo. Tem noção do medo. E mesmo assim continua a sentir. Arreganhados. Até ao tutano. É. Quero que os turistas da vida se f*dam.

Photobucket

terça-feira, 17 de abril de 2012

Capacidade

"O homem nunca sabe do que é capaz, até que o tenta."

Charles Dickens


Photobucket

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Puto da Turquia

No outro dia. Lembrei-me deste miúdo. Desta retina. Foi algures no interior da Turquia. Fica a partilha.


Photobucket

terça-feira, 20 de março de 2012

Dois anos e picos

Hoje. Ruas das Portas de Santo Antão. Lisboa. Ali entre o D. Maria e o Politeama. No 'lusco-fusco', neste dia que se diz primo da Vera. Uma criança dos seus dois e picos anos. Numa daquelas bancas de rua... mercearia de azulejos. Cheirou todas as frutas que estavam na banca. E colocava-se em bicos de pés sobre as caixas coloridas. Durante mais de dez minutos correu todas as frutas. Inspirava fundo a cada fruta. Depois sorria. E abria os braços. Metaforicamente sentido. Foi bonito. Porque a vida tem que ser assim. Respirar tudo o que nos faz sentir realmente bem. Seja qual for a fruta, o feitio. A cor da terra. O sabor da pele. E abrir os braços. E sorrir. Sorrir muito e bem, como uma criança de dois anos e picos. Em cima de uma caixa de frutas. Neste entardecer que se diz de azulejos. Azuis. :)


Photobucket

segunda-feira, 19 de março de 2012

quarta-feira, 14 de março de 2012

Pleni[tude]

"Mais vale ouvir uma corda que se parte,
que não ter nunca esticado um arco."

Carl Heidenstam

Photobucket

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

domingo, 12 de fevereiro de 2012

"Prefiro cair do céu a cair de um prédio de dois andares." Machado Assis

Photobucket

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"O carácter, quer dizer,
a paixão de sermos nós próprios,
por qualquer preço."


André Suarés

Photobucket

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Espanto[te]

"Mergulha, sem limites, no espanto e na estupefacção; deste modo podes ser sem limites, assim podes ser infinitamente." Eugène Ionesco

Photobucket

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Diferença

"É aquilo que fazemos do que temos, e não o que nos foi dado, que distingue uma pessoa de outra." Nelson Mandela

Photobucket

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

As emoções às vezes... são assim.

Photobucket

Narrar

"Que outra coisa fazemos quando pensamos no nosso próprio passado e nos comprazemos em reconhecer os sinais do presente ou do futuro? Esta construção dá, em substância, um significado ao tempo. E o narrar é, em suma, apenas um meio de o transformar em mito, de lhe fugir."

Cesare Pavese, in 'O Ofício de Viver'


Photobucket

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Véu

"Nunca permitam que ninguém no mundo vos diga que vocês não podem ser exactamente aquilo que vocês são." Lady Gaga

Photobucket

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

"Não se pode criar experiência.
É preciso passar por ela."

Albert Camus

Photobucket

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Segue o teu coração

"Lembrar-me que inevitavelmente terei que morrer é a mais importante ferramenta que eu alguma vez encontrei para me ajudar a fazer as grandes escolhas na vida. Porque praticamente tudo - todas as nossas expectativas externas, todo o nosso orgulho, todo o nosso medo do embaraço ou fracasso - todas estas coisas simplesmente caem em face da morte, deixando apenas aquilo que é realmente importante. Lembrares-te que mais cedo ou mais tarde vais morrer é a melhor forma que eu conheço de evitar a armadilha de que temos alguma coisa a perder. Nós já estamos nús. Não existe nenhuma razão para não seguirmos o nosso coração."

Steve Jobs


Photobucket

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Degrau

"O degrau da escada não foi inventado para repousar,
mas apenas para sustentar o pé o tempo necessário
para que o homem coloque o outro pé um pouco mais alto."

Aldous Huxley

Photobucket

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Intemporal

Não comprei prendas de Natal. Nem tenciono comprar. E raramento compro. Porque o importante é invísivel. E intemporal. Ficar portanto não aqui, mas aí...bem aí...em cada um dos miocárdios que gosto e respeito o meu presente. Que todos tenham a capacidade de sonhar, e de lutar pelo que cada um de nós 'mais' tem. O coração. Porque podem tirar-nos tudo, mas o que temos no cérebro e no coração... isso ninguém nos tira. Obrigada. Voltem sempre e tragam um sorriso e se possível um... sonho ;)
[clicar Bica - Lisboa]

Photobucket

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Aorta

Hoje um aluno chorou.
No meio dos soluços murmurou: "Na vida... eu não consigo nada. Já não sonho".
O que eu gostava mesmo... era dar o mundo e todos os sonhos que cabem nele.
Restou-me um abraço. Apertado. E um: "Acredita em ti. Porque eu já acredito." ...
Bestas quadradas do meu miocárdio, não voltem a dizer que não conseguem, que já não sonham. A modos que eu fico toda lixada da aorta. Obrigadinha. [clicar Ilha do Príncipe 2011]

Photobucket

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Todo o Presente Espera pelo Passado para nos Comover

"Há vária gente que não gosta de evocar o passado. Uns por energia, disciplina prática e arremesso. Outros por ideologia progressista, visto que todo o passado é reaccionário. Outros por superficialidade ou secura de pau. Outros por falta de tempo, que todo ele é preciso para acudir ao presente e o que sobra, ao futuro. Como eu tenho pena deles todos. Porque o passado é a ternura e a legenda, o absoluto e a música, a irrealidade sem nada a acotovelar-nos. E um aceno doce de melancolia a fazer-nos sinais por sobre tudo. Tanta hora tenho gasto na simples evocação. Todo o presente espera pelo passado para nos comover. Há a filtragem do tempo para purificar esse presente até à fluidez impossível, à sublimação do encantamento, à incorruptível verdade que nele se oculta e é a sua única razão de ser. O presente é cheio de urgências mas ele que espere. Ha tanto que ser feliz na impossibilidade de ser feliz. Sobretudo quando ao futuro já se lhe toca com a mão. Há tanto que ter vida ainda, quando já se a não tem..."

Vergílio Ferreira, in 'Conta-Corrente 5'


Photobucket

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Engenheiro. Senhor Engenheiro.

Houve um dia. Que falamos de sonhos.
E ninguém os tinha.
Houve um dia. Que uma das crianças disse que tinha o sonho de ser engenheiro.
E as restantes crianças rebolaram no chão. A rir.
Houve mesmo quem chorasse, agarrado à barriga. De tanto rir.
... Era absurdo. Era tão absurdo alguém sonhar. E logo ser engenheiro. Que dava para rir. A bom rir.
E escureceu. E ficou de noite. E era hora do jantar. E no meio do nada. Sem luz. Floresta por todos os lados. Este. Norte.
E a tal criança. A única. Aquela que tinha o atrevimento de sonhar. Subiu a uma árvore. E colheu fruta. E jantamos. Foi o único que se atreveu, no meio de toda aquela escuridão. E os outros que riram durante a tarde, da loucura do seu sonho. Agora jantavam, pelo seu atrevimento. Chovia. Foi talvez da noite mais clara e mais quente de todas as viagens. No fim. Dormimos. No chão molhado. Sobre as estrelas. Na fotografia. Do lado esquerdo, a criança que sonha. E que já é engenheiro do seu próprio sorriso. [A propósito do dia Mundial dos Direitos Humanos, partilho esta história que é tão minha. Por um mundo, em que ainda possa ser possível... sonhar.]

Photobucket

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Re|nascer

"O amor não tem idade; está sempre a nascer."
Blaise Pascal [Filósofo, Matemático, séc. XVII]



Photobucket

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Bicos de pés

Não fosse a interrogação abraçar a exclamação,
e viria o pronome pessoal beijar
o que se diz verbo no presente do indicativo.
Pretéritos perfeitos, não existem.
E os imperfeitos ficam em bicos de pés... sentimentos.
Dizem-se. Assim. Calados.

Photobucket

domingo, 4 de dezembro de 2011

Descoberta

O melhor de viajar. E de viajar sozinha. São os abraços e os sorrisos do desconhecido. Fascina-me e encanta-me. O desconhecido. A descoberta. São a minha cocaína.

Photobucket

sábado, 26 de novembro de 2011

True

Sorrir. O melhor da vida. Só para as pessoas. As gentes ficam-se pelos risos.

Photobucket